quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Caixa mágica de surpresas


Certa vez eu estava lendo o jornal e me deparei com essa afirmação: brasileiro não gosta de ler. Primeiro eu fiquei indignada. Como assim? Eu sou brasileira e AMO ler. Passou (um pouquinho) a minha indignação e eu fui pesquisar sobre isso. Porque o brasileiro não gosta de ler? Primeiro, os livros são caros e fica difícil ter uma biblioteca em casa quando a gente não trabalha nem nada. Segundo, o fato de que a leitura não é estimulada no Brasil, ela é enfiada goela abaixo. Além disso, as escolas obrigam os alunos a ler romances clássicos brasileiros, muitas vezes complicados demais pra cabeça de um adolescente.

A Olívia outro dia escreveu aqui que ler é a PRIMEIRA coisa que você deve fazer nas férias – ela não poderia estar mais certa, é claro.Se você quer fugir de Machado de Assis – mas depois volte a ele, Machado escreve muito bem, sim! – separei alguns autores que vão fazer você ficar viciadinho (a) em livros. O post é enorme, eu sei, mas livros são minha paixão da vida toda, hoje é o meu aniversário então eu posso extrapolar um pouquinho né? E garanto que você vai ler rapidinho… chega de papo furado e vamos começar.

1. Meg Cabot


Até hoje não achei ninguém que consiga superar Meg. Porque, você me pergunta? Porque ela é diva, respondemos eu, minha amiga Olívia Pilar e mais um tanto de meninas apaixonadas por suas personagens. Meg já me fez acordar minha irmã, porque eu estava rindo demais de uma de suas personagens.Ela escreve livros infanto-juvenis, adultos e também para crianças. Tem vários livros publicados no Brasil, pela Galera Record e foi Meg que escreveu a famosa série de livros – com 10 títulos – chamada O Diário da Princesa, que serviu de inspiração para o filme homônimo da Disney. Além disso, tem o fato de que Meg é uma fofura e sim, ela já veio no Brasil e causou alvoroço por onde passou! Ah, ela tem twitter: @megcabot

2. J.K. Rowling

Preciso falar que eu tinha um preconceito ENORME com Harry Potter. Achava que J.K. era só mais uma autora, então porque tanto estardalhaço sobre a história do bruxinho? Só esse ano (sim, demorei 10 anos) decidi ler os livros dela. E meu Deus, Harry ganhou meu coração em menos de vinte páginas. J.K. nos traz personagens apaixonantes, viciantes, engraçados, malucos de pedra e eu sei que é super clichê dizer isso (porque já está na contra-capa dos livros) mas com certeza, ela escreveu um clássico de nossos tempos, que fez MUITA gente ficar viciada em livros. Informações sobre a autora você acha no site dela, mas oPotterish traz todas elas traduzidas, então facilita né? E tenho que avisar que você se apaixona tanto pelos bruxinhos e bruxinhas que depois é difícil achar um livro que possa prender sua atenção. E se você ainda não leu, bem, isso só pode significar que você é um grande trouxa haha

3. Stephenie Meyer


Se você nunca ouviu falar dessa mulher, então sinto muito, mas você não deve ser alguém normal. Stephenie é a autora da Saga Crepúsculo, que narra a história de vampiros que brilham quando saem ao sol haha. Você pode achar que eu estou sendo irônica, mas a verdade é que eu sou apaixonada por Edward e acho ele perfeito, mesmo com todo o glitter. Na verdade, desculpem minhas sinceras opiniões, mas a adaptação para o cinema ferrou com umas das histórias mais viciantes que eu li nos últimos anos. Mas isso não é assunto pra este momento. A Saga Crepúsculo é super viciante e merece ser lida, mas por favor, não dê atenção aos “fãs” da modinha. Não vale a pena e só faz você se irritar.

4. Dan Brown

Se eu tivesse que escolher um autor polêmico, escolheria Dan Brown. O cara que deu origem ao fenômeno “O Código da Vinci” é um baita escritor. Sou fã de seus livros, pela quantidade de detalhes que ele acrescenta à narrativa. É importante lembrar, que por mais que fale de coisas que provavelmente aconteceram, os livros são ficção e portanto, não se deve acreditar em tudo que eles dizem. Mas se você não gosta de ler coisas TÃO polêmicas, minha dica é Ponto de Impacto, um dos primeiros livros de Dan, que fala sobre possível vida extraterrestre e pra mim é o título mais viciante de sua coleção.

5. Nora Roberts

Taí outra autora que escreve coisas inteligentes, fofinhas e viciantes. Nora é famosa por seus livros de romance, a maioria deles aqueles BEM água com açúcar, que você sabe o que vai acontecer desde a primeira página, mas lê pra se sentir bem, afinal, vivemos em um mundo violento e precisamos de amor nas nossas vidas. Mas Nora também é famosa por romances policiais. O melhor deles e também o mais famoso, é uma série que já tem mais de trinta títulos nos Estados Unidos e segundo a autora, está longe de ter um fim – ainda bem. A série Mortal, que está no seu 13º volume no Brasil, conta a história de Eve Dallas, uma tenente muito durona que se apaixona por Roarke, o cara mais rico do mundo, dono de planetas e tudo que se possa imaginar, que é suspeito de um crime, que Eve tem que investigar. Ah sim, é planetas mesmo. O livro se passa no futuro, mais ou menos em 2058.

6. Rick Riordan

Sou suspeita pra falar, porque antes de amar livros eu amo Mitologia Grega. E Riordan misturou isso tudo na aventura de Percy Jackson, um meio sangue, filho de Poseidon com uma humana. Percy é um pouquinho parecido com Harry Potter e até seus amigos lembram um pouquinho os do bruxinho, o que pode deixar os fãs de Potter indignados. Por favor, não fiquem. Percy Jackson é um fofinho, super engraçado e ele mesmo narra sua aventura, cheia de monstros, meio- sangues como ele e é claro, MUITA mitologia grega. Pode ter certeza que você vai encontrar com vários personagens dos seus livros de história.O autor tem twitter, onde ele fala de seus outros livros. Siga: @camphalfblood

7. Agatha Christie

Se eu amo MUITO romances, eu também amo MUITO suspense e mistério. Quem me ensinou a gostar? Minha mãe. Eu tinha uns 10 anos, estava num tédio enorme, peguei um livro velho velho velho da minha mãe e perguntei se eu podia ler. Ela deixou e então eu conheci aquela que eu considero a melhor escritora de suspense dos últimos tempos: Agatha é uma mestre no assunto. Sabe aqueles livros que você começa e não para até chegar no final e ficar de boca aberta (porque eu não pensei nisso antes?) com a genialidade do culpado/assassino? Pois é. Você PRECISA ler Agatha Christie. E não pare até ler a sua obra completa, porque cada um é mais genial que o outro.

8. Sidney Sheldon

Romance, suspense, boas doses de feminismo e personagens adoráveis. Esta é a fórmula de Sidney Sheldon para escrever clássicos que ultrapassam gerações. Meu primeiro livro dele, “A Ira dos Anjos”, eu achei no fundo de uma caixa, cheia de coisas que eram da minha mãe, quando ela tinha a mesma idade que eu. Corri pra perguntar a minha mãe se o livro era bom e ela – que não gosta de ler – me disse que foi o único que ela acabou em um dia. Sentou de tarde e acabou de madrugada. O livro é tão bom, que minha mãe queria dar pra sua primeira filha (eu!) o nome da personagem principal – Jennifer. Então corre pra ler, porque sério, o cara é foda demais!

9. Pedro Bandeira

Se eu tivesse que escolher só UM autor brasileiro, seu nome seria Pedro Bandeira. Seus livros foram os primeiros com mais de cem páginas que eu li (e reli, e reli) e me apaixonei. Talvez, se eu não tivesse conhecido Ritinha, eu ainda estaria com meu burrinho amarrado. Ou se eu não conhecesse Isabel, de “A Marca de uma lágrima” eu não teria acreditado nessa coisa de beleza interior. Tem ainda a turma dos Karas, que foi a grande diversão da infância de muitas pessoas. Ou seja: tem que estar na sua lista de livros de qualquer jeito!

10. Mauricio de Sousa

Pra terminar (de começar, porque não tem nem metade de autores bons aqui) o grande Maurício de Sousa,que não escreve livros, é verdade, mas que fez MUITAS pessoas nesse Brasil começarem a ler de verdade e que ainda faz todo mundo parar cinco minutinhos pra ler uma revistinha que achou no meio das coisas. Se Maurício é um sucesso no mundo dos quadrinhos, porque não tentar também o Mangá? E é isso que ele vem fazendo, há quase três anos, com a Turma da Mônica Jovem, em que você pode acompanhar as aventuras da turminha mais querida do Brasil (marketing, oi?) quando eles estão na adolescência. E tá, eu sei que não é um livro, mas ganhou espaço aqui porque o Cebolinha é um lindo, fofinho inho inho inho e eu sou apaixonada por ele desde os quatro anos de idade. O Maurício também está no twitter: @mauriciodesousa

É claro que aqui ainda faltam zilhões de autores FODÁSTICOS que mereciam um espaço aqui, mas o post já tá enorme e se eu não acabar agora vocês podem me matar, é. Então minha dica final? VISITEM agora o blog dessas fofas ai embaixo, porque se eu não consegui te convencer, elas tem mais argumento pra isso. E muitos. Corre lá!

Lost in Chick Lit – aqui a Juliana fala da literatura conhecida como Chick Lit, que são os livros que falam de mulheres poderosas (mesmo que elas mesmo não pensem assim) que sempre ficam com os caras mais gatos do mundo e fazem a gente morrer de inveja delas. As principais autoras e os novos lançamentos? A Ju te conta lá no Lost. Lá tem resenhas, promoções, entrevistas e um montão de coisas legais. O twitter dela? @LostInChickLit

Garota It – aqui a Pâm fala de literatura YA (Young-Adult) que são na verdade, os livros mais adorados do momento. No Garota It você pode perguntar coisas pra Pâm, concorre a várias promoções, vê as resenhas, comenta sobre os livros que ela recebeu pelo correio e é claro, fica com vontade de ler TUDO. O twitter dela?@GarotaIt

Babi Dewet – aqui a Babi fala de tudo! De música, livros, filmes, esmaltes, moda… ou seja, um site que não pode ficar de fora da sua lista de favoritos. Babi está em uma fase que eu, viciada em livros, gostaria de estar. Tá lançando seu primeiro livro – Sábado a Noite – de forma independente. No site, é claro, você encontra informações sobre o livro, resenhas, promoções, entrevistas, brincadeiras e muita coisa boa. O twitter dela? @BabiDewet

É claro que existem MUITOS outros sites e é só fuçar um pouquinho que você acha o seu preferido. O importante no final das contas é ler. E muito. Já dizia José Paulo Paes que “ Um livro parece mudo, mas nele a gente descobre tudo”. E não é que essa é a mais pura verdade?

Boa leitura pra vocês! E perdão pelo tamanho do post, me empolguei! hahaha

E parabéns para mim \o/ haha

Ah é! Se você já tem seu escritor preferido coloca ai embaixo nos comentários que eu vou ler tudo e depois faço outra lista :)

Xo,

Nathália Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário