quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A dificuldade em ser aceito


Você com certeza já ouviu falar de Gisele Bündchen . Já ouviu falar de Tom Cruise, Taylor Swift, Christina Aguilera, Kate Winslet, Victoria Beckham, Lady Gaga, Sandra Bullock, Alinne Moraes, Robert Pattinson, Selena Gomez, Taylor Lautner, Miley Cyrus, Elvis Presley, Demi Lovato, Justin Timberlake e Daniel Radcliffe. Além de serem nomes super conhecidos, com milhares de fãs espalhados pelo mundo inteiro e de ganharem milhões, o que mais TODOS eles podem ter em comum?

É bem difícil acreditar, mas todos já sofreram bullying. Ai você (que não deve viver nesse mundo) me pergunta: e o que é bullying? Eu te respondo!

Com toda a certeza na sua sala de aula acontece bullying. Na sua vizinhança acontece bullying. Quando você trabalhar, lá também vai haver bullying. E mesmo que você se ‘livre’ de todos esses acima, existe ainda o bullying entre países. Você já deve ter praticado ou sido vítima de bullying em algum momento na sua vida. E se você não praticou nem sofreu bullying, aposto tudo que em algum momento você já riu de quem era a vítima da situação.Mas ok. Eu não vou acusar ninguém de nada, só quero mostrar alguns fatos.

Bully pode ser verbo ou substantivo – significa ameaçar e valentão, respectivamente. O bullying é o ato de agredir alguém fisicamente ou ainda pior, psicologicamente. A ciência afirma que bullying pode ser definido em três termos: 1) o comportamento é agressivo e negativo; 2) o comportamento é executado repetidamente; 3) o comportamento ocorre num relacionamento onde há um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.Resumindo: sabe aquele colega seu que é totalmente excluído do restante da turma (ou pior, é alvo de piadinhas sem graça) porque é gordo, tem nariz grande, orelhas enormes, é muito magro, tem uma testa enorme ou que simplesmente é considerado feio pelo restante da turma? Ele sofre BULLYING.

Ainda olhando cientificamente a situação, há dois tipos de bullying: o direto e o indireto. O direto é o que mais ocorre quando os agressores são homens. Sabe aqueles filmes em que o valentão da escola joga o nerd na lixeira da escola? Pois é. Acontece mesmo.O indireto é mais conhecido e praticado por quase todo mundo, mesmo! Sabe quando você ‘acha’ que descobriu alguma coisa sobre a vida de Fulana, conta pra sua amiga – mesmo sem ter provas de nada – e depois esse boato se espalha e todo mundo começa a falar mal dessa Fulana porque você ‘descobriu’ aquilo sobre a vida dela e a vida da Fulana vira um inferno na escola, com todo mundo apontando pra ela nos corredores da escola? Pois é. Eu sei que você não seria capaz de fazer isso (e espero que eu esteja correta) e que essa ‘cena’ é MUITO típica de filmes americanos – Meninas Malvadas! – mas é assim que o bullying indireto pode ser definido.

Além de acontecer MUITO (mesmo) entre as adolescentes, é também o que mais ocorre entre as crianças e acredite quando eu digo, é o que deixa marcas mais profundas na vida adulta de uma pessoa. Você pode pensar que eu não-sei-nada-sobre-isso, mas fui vítima de bullying desde o dia que eu pisei numa escola até o dia que eu finalmente me formei. Por quê? Meu peso não é adequado aos padrões de beleza… Traduzindo: sou gorda. Mas tudo bem. Não vou dar uma de pobre coitada, porque eu não sou isso. Só falei isso, porque este é um assunto delicado que MUITAS vezes não tem a atenção que merece por parte da mídia – e também pra vocês não acharem que eu estou exagerando.

E acreditem, não é exagero nenhum. Um aluno nos Estados Unidos já se matou na frente dos colegas e da professora, por ser vítima de bullying. E esse é um dos casos mais extremos, mas com certeza todos os dias, no mundo inteiro, mais de uma criança ou adolescente (e porque não? até um adulto) chega em casa chorando porque não é aceito pelas pessoas que estão ao seu redor.

Existe também o Cyberbullying que é um pouquinho pior porque a “violência” acontece na Internet, onde um número maior de pessoas tem acesso. Além disso, existem os apelidos. Tem gente que não se importa com eles, mas muitas vezes, eles incomodam.

Infelizmente, vivemos em uma sociedade que olha apenas pro lado de fora. Pouco importa se a pessoa é inteligente ou legal. Se ela é ou está fora dos ‘padrões’, ela não serve.

Se você pratica o bullying, mesmo sem saber (e agora você já sabe) algumas dicas pra você:

Dica número um: se você põe apelidos nos seus amigos, pergunte se eles não se importam. Eles vão dizer que não e na grande maioria das vezes, isso é mentira. Chame-os pelo nome.

Dica número dois: se você tem algo contra a aparência de uma pessoa, evite fazer comentários pejorativos. Acredite, é horrível ser comparado (a) com um animal, com um objeto ou com qualquer coisa de caráter negativo.

Dica número três: sabia que você pode ser punido por bullying ou cyberbullying? Tal ato desrespeita alguns princípios da Constituição como, por exemplo, dignidade da pessoa humana. Ou seja, você é totalmente livre pra falar mal de quem você quiser, mas será mesmo que você quer pagar pra fazer isso? Para saber mais, visite o blog Bullying estou fora!

Agora se você sofre e/ou já sofreu bullying, participe das várias campanhas existentes por ai para parar com esse ato criminoso. Além disso,uma sugestão: Você já assistiu Glee?

Se nunca assistiu, pelo menos já ouviu falar: Glee é uma série da FOX que ainda tem só uma temporada, mas é sucesso de público nos Estados Unidos e no Brasil. Os personagens principais? Um bando de perdedores (de todos os tipos que você pensar) de um colégio norte-americano que se juntam pra cantar e formar um Glee Club (que é como se fosse um coral).

E tudo bem que eles são os perdedores mais lindos e ‘cool’ do mundo inteiro, mas a mensagem que eles nos passam é bem simples: o importante é ser você mesmo. E se isso for motivo de brincadeiras, problema é das pessoas que zoam você. Glee tem várias cenas e músicas que mostram a superação. Uma das mais lindas? Beautiful, da Christina Aguillera,interpretada por Mercedes. O que ela diz? “Eu sou bonita não importa o que eles digam. Palavras não vão me fazer cair.” Quer mensagem mais profunda do que essa?

Bom, ela existe. Sabe qual é uma das frases mais lindas em Glee? “Eu vejo um futuro onde é legal fazer parte do Glee Club. Onde você pode jogar futebol, cantar e dançar e ninguém vai te zoar por isso. Onde quanto mais diferente você for, melhor.

Assim espero.

Beijos e perdão-por-falar-demais-de-novo!

Nathália Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário