sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Esse lixo não é meu


Por Raissa Yelena

Hoje o meu post é um serviço de utilidade pública do Deu a Louca para todos vocês. É, sei que parece propaganda política né...mas não é! Vou alertar sobre os perigos do lixo na sociedade de forma geral e as maneiras como podemos modificar o futuro desse material. Por que para a maioria das pessoas o lixo desaparece depois de ser descartado nas lixeiras, o que claro não é verdade.

Nas grandes cidades brasileiras as matérias orgânicas e inorgânicas vão para aterros onde ficam por centenas ou até milhares de anos até serem decompostos pela natureza. Mas o grande problema dos aterros sanitários é que a matéria sob a ação de microorganismos e bactérias além de expelirem gases tóxicos como o metano, produzem um líquido altamente tóxico chamado de chorume.

Boas dicas para a diminuição da produção de lixo é a reciclagem e também a reutilização desses materiais de forma inteligente. Alguns agricultores mineiros já utilizam as garrafas chamadas pet em seus sistemas de irrigação auxiliando no controle do lixo de difícil degradação pelo meio ambiente.

Já na cidade de Tubarão, que fica em Santa Catarina, já foi desenvolvido um aquecedor solar feito com a utilização de embalagens descartáveis, uma idéia excelente de reutilização do lixo através da criatividade.

Bom, espero que conhecendo melhor o lixo que produzimos todos os dias, criamos uma consciência mais ativa sobre o que está ao nosso alcance para melhorar a qualidade de vida nas cidades.

Fonte site lixo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário