quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A nossa velha infância


Odeio arrumar o porão da minha casa, mas sempre que eu arrumo, encontro MUITAS coisas legais, que eu guardei e ficaram perdidas. Dia desses encontrei um tanto de VHS de filmes que eu amo de paixão até hoje e eles estavam lá, perdidos. E o que VHS me lembra? Infância. E já que a nostalgia bateu, que tal falar de coisas que deixam a gente morrendo de saudade? E bom, quem não se lembrar do que eu falar, porque não viveu nessa época, bem… sinto muitíssimo!

- Filmes

Existem poucas pessoas que nunca assistiram a um filme da Disney. Aos desenhos animados então, pouquíssimas. Filmes de desenho nos lembram infância. Tenho certeza que quase todo mundo gosta desse tipo de desenho. Caso contrário, eles não seriam considerados clássicos. Quer exemplos? A Bela e a Fera, O Rei Leão, Alladin, Pocahontas, Vida de Inseto e o que ganhou uma continuação mais recente, Toy Story. E sabe porque Toy Story fez TANTO sucesso? Milhares de pessoas que acompanharam a vida de Woody e Buzz queriam saber como essa história iria terminar. E o mais legal do filme é que o Andy cresceu, quase que junto com os fãs do filme. A Disney planeja lançar no ano que vem A Bela e a Fera e O Rei Leão novamente, em 3D dessa vez. Alguém duvida do sucesso?

- Desenhos

Nós já falamos de filmes, mas quem se esquece daqueles desenhos SENSACIONAIS que passavam? Hoje em dia, ainda existem por ai alguns desenhos criativos, mas a grande maioria deles não prende a atenção nem de bebês (se prendessem, porque então, TANTAS crianças viciadas em internet?). Bob Esponja é um fofo, mas nem se compara com essas antiguidades… Bom mesmo era O Fantástico Mundo de Bob, Doug Funnie, Pokémon, Hora do Recreio,Ursinhos Carinhosos, Digimon, Power Rangers, A caverna do Dragão, Bananas de Pijamas Cavaleiros do Zodíaco, Pateta e Max… Isso que era diversão garantida manhã, tarde e noite. Programas de entretenimento para donas de casa? Que nada! Nessa época, a manhã era só das crianças!

- Programas de TV


A televisão sempre teve os programas trash. Mas posso garantir que antes, eles estavam em menor número. Tinha MUITA coisa boa na TV. Por exemplo, TV Colosso, com a fofa da Priscila, que era uma cadela. No sentido literal. Tinha também o Xou da Xuxa, depois teve Xuxa Park e o Planeta Xuxa onde a Rainha dos Baixinhos tinha um tanto de paquitas que dançavam junto com ela (sério que naquela época quase toda menina queria ser paquita). Não posso esquecer do Passa ou Repassa? que um monte de gente adorava. Sabe como funcionava? Uma pergunta. Se você não sabe, passa, se o outro não sabe, repassa e ficava nessa até alguém tomar torta na cara. Super divertido. Disputando com a Xuxa tinha o Programa da Eliana, onde ela era amiga de um boneco MUITO querido: o Melocoton (tenho meu boneco até hoje haha). Tinha também o Castelo Rá-Ti-Bum, que ainda passa de vez em quando em reprises no Futura, por exemplo. Tinha tambémBambuluá e a Fada Bela, ambos com Angélica. Mas na minha opinião, o melhor programa de todos era o Disney Club. Além de passar a grande maioria dos desenhos ali de cima, num horário que quase todo mundo podia ver, sabe como os fofinhos dos apresentadores se despediam da gente? Cruj, Cruj, Cruj… Tchau!

- Novelas


MUITAS novelas fizeram sucesso naquela época. Tanto sucesso que até hoje as músicas são super famosas e quem não lembra das músicas, lembra dos personagens. Sabe o Bruno Gagliasso e a Fernanda Souza? Os dois começaram a carreira em Chiquititas, uma novelinha brasileira, gravada na Argentina que era um musical também. Chiquititas era um fenômeno! Durou cinco temporadas e preciso confessar que até hoje eu sei algumas músicas de cor – amigas, amigas companheiras da minha vida, amigas com vocês eu aprendi… um mundo de carinho eu dividi com vocês, amigas as melhores que sonhei! Além de Chiquititas, outra novela que fez um super sucesso foi Carinha de Anjo. E é claro, tem A Usurpadora, que sinceramente é a melhor novela mexicana de todos os tempos. Já foi reprisada umas três vezes, mas minha opinião sincera é que deviam lançar logo o DVD! E é óbvio que eu iria comprar.

- Músicas


Lady Gaga Who? Sabe o que era sucesso na minha época?Backstreet Boys, Spice Girls, Mamonas Assassinas, Sandy & Junior, Rouge, Hanson… Esse povo, que arrastava LEGIÕES de fãs por onde passava era sucesso entre as meninas, entre as adolescentes e até entre os adultos. E é claro, eu não posso me esquecer deÉ o Tchan, um dos ícones dessa geração: Vem na pegada do bambo, do bambo, bambo. do bambo, do bambolê. Pura poesia. É lógico que tem mais um monte, mas esses foram marcantes. E sabe o que isso me lembra? Uma das melhores músicas de Sandy & Júnior: Isso é IMOOOOOOOOOOOOOOORTAL…

- Livros/ Revistas


Muita gente cresceu lendo Harry Potter. Como eu já disse, só li a coleção pela primeira vez esse ano. O que eu cresci lendo foi Turma da Mônica. Foi o que me incentivou a ser uma leitora compulsiva, a gostar de escrever e conseqüentemente a fazer jornalismo. Foi Turma da Mônica que me incentivou a procurar outros autores e encontrar Meg! Mas não foi só a turminha que fez isso. Sabe o que eu adorava (e até hoje se pegar uma, eu ‘devoro’ num instante)? A Recreio. Vieram várias revistas tentando copiá-la depois, mas a Recreio é inesquecível. Tenho várias coleções que fiz na revista e a coleção de revistas, é claro.

- Brincadeiras e brinquedos


Dentre as coisas que eu mais sinto falta, talvez a que eu mais sinta são as brincadeiras. Nada de internet. Sou da geração que nasceu na era da Internet, mas pra quem, na infância a internet era muito inacessível… Só dava pra entrar nos finais de semana, era discado, demorado, desanimava sabe? Então o que a gente fazia? Brincava. MUITO. E com tudo. Desde as coisas mais simples – passa anel, amarelinha, esconde esconde, pega pega, rouba bandeira, queimada, adedanha – até as mais ‘sofisticadas’, como lego,tamagochi, Super Nintendo e o computador, pra brincar no Paint! E é claro que eu não posso esquecer-me da Barbie, da Suse e do Meu Bebê, companheiras de qualquer menina, desde sempre.

- Comidas


Claro que eu não podia esquecer as comidas! Já falei que eu cresci gordinha né? E tudo bem que me zoavam por isso. Pra falar a verdade, na hora que eu estava comendo, eu nem ligava pra nada disso. Naquela época (idosa feelings) KinderOvo custava um real, Big Mac era menos de cinco reais e Danoninho virava sorvetinho. Era uma festa! E é claro, de manhã, tinha Sucrilhos na mesa, Toddynho + Alfajor da Turma da Mônica na hora do lanche e pras pessoas que não gostavam de comer, Biotônico Fontoura, pra ficar forte que nem um leão haha. E é claro que a gente não pode esquecer nunca da comida mais importante de todas: a da vovó.

Bom, eu sei que eu não falei nem a metade das coisas boas que a infância deixou pra trás. Mas com certeza, agora você (que viveu essa época) ficou morrendo de saudade ou então morrendo de curiosidade (pra quem não viveu nessa época). Se você fizer parte da segunda opção, corre pro Youtube e dá uma pesquisada, tenho certeza que você vai se divertir horrores. O que me restou disso tudo? A certeza absoluta de que não existe época melhor que a infância: é quando você tem os amigos mais verdadeiros de todos os tempos, quando se é puro e santinho e acima de tudo quando não se brinca com a felicidade, mas sim quando ela é construída com brincadeiras. Saudades da minha velha infância.

E você? Tem saudade do que? Comenta ai :)

Volto semana que vem :D

E bem, desculpa pelo texto ENORME!

Xo,

Nathália Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário