terça-feira, 31 de agosto de 2010

Poesia da Imobilidade.



Peter Urmenyi disse certa vez que a A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são.
Acho que todo mundo que sonha em fazer jornalismo é apaixonado com fotografia. Assim como todo mundo que não faz jornalismo também. Ou pelo menos eu pensava que era apaixonada né? Até o dia em que o professor falou: “Ah é, ama fotografia? Fala o nome de cinco fotógrafos que você conhece ai.” E então todo mundo da minha sala ficou calado.  Então ele mandou a gente fazer um trabalho de pesquisa: cada um tinha que levar o fotógrafo que mais se identificasse. Separei alguns que me chamaram atenção e que tem umas fotos MUITO maravilhosas. ‘Bora’ conferir?
1) Robert Doisneau
Robert nasceu e morreu na França e foi por lá mesmo que se consagrou como fotógrafo. Contribuiu para várias revistas, inclusive para a Vogue. Ficou famoso por causa de suas fotos MARAVILHOSAS do cotidiano francês. Todas as fotos são em preto e branco, porque Doisneau acreditava que isso manteria uma cidade mais clássica. Sua fotografia mais famosa, “O beijo do Hotel de Ville” é criticada por muitos fotógrafos porque foi ‘montada’. Robert viu o casal de namorados e como precisava de uma foto para O Dia de São Valentim, pediu para que posassem para ele. A foto pode até ser montada, mas com certeza, é uma das mais lindas de todos os tempos. Fala sério se não dá vontade de pegar um avião correndo e ir pra Paris? (Mas ok, eu tenho vontade de fazer isso mesmo sem as fotos). Aqui você acha mais fotos dele! Corre lá.
2) Peter Funch
Peter é um dinarmaquês, radicado americano que trabalha até hoje com fotos MUITO loucas. Eu explico porque: Peter deixa sua câmera posicionada em um lugar estratégico, no meio da rua e assim ele captura cenas típicas chamadas de street photography ou fotografia de rua, na tradução livre. Isso nem é a parte emocionante. O mais legal e também o mais louco, é que Funch faz depois montagens onde as fotos ganham um padrão: uma foto só com pessoas de preto e pombas brancas, por exemplo. Ou uma foto em que todo mundo esteja bocejando… Visita logo o site do cara, porque ele é o cara!
3) Nick Brandt
Nick é um inglês, apaixonado pela África. Isso explica MUITO o sucesso das suas fotos, todas elas do Continente. Lembra quando você era pequeno e tinha vontade de carregar todos os animais pra sua casa? Olha a vontade voltando… Brandt faz fotos tão lindas que fazem a gente querer ir dar uma passeada na África e voltar com uns bichos lindos e fofos de lá… Nick já lançou dois livros com as suas fotografias, que são todas em preto e branco. Lá no site dele tem um tanto! Confira!
4) Clark Little
Clark começou a tirar fotos porque a esposa queria colocar um quadro para decorar o lugar onde vivem, no Havaí. Sim, eles moram no Havaí. Ai o que ele fez? Comprou um aparelho todo especial pra isso (uma câmera que é a prova d’água e que tira cerca de dez fotos por segundo) e foi lá fazer as fotos. Little, que era surfista diz que sua experiência como tal o ajudou muito. Ninguém duvida. Imagina conseguir tirar essas fotos maravilhosas enquanto você tá surfando? Tem gente que não surfa nem na areia, haha! Hoje em dia, Clark vive da renda de suas fotos. E bom, o que nos resta fazer senão sentir uma invejinha bem pequenininha? O cara mora no Havaí, faz o que gosta e ainda ganha pra isso? Resta visitar o site dele e pensar que a gente vive por lá! :D
5) Caesar Lima
O nome pode até ser conhecido, mas lá fora. Caesar é um brasileiro que está fazendo sucesso lá fora. Ele já fez até um livro, chamado ATLETA, onde vários atletas posaram para suas fotos e doaram o cachê para instituições de ajuda à criança.  Ele também tira fotos para editorias de moda e fotografa várias pessoas famosas, além de atletas. Caesar foi pros EUA por puro acaso, mas não se esqueceu do Brasil e tem orgulho do país em que nasceu. Também pudera. É óbvio que tanto sucesso tem um pouquinho de Brasil no meio né? Visite o site dele e orgulhe-se, porque afinal, é do Brasil!
É claro que não são só esses ai de cima que fazem boas fotos. Temos um monte de ÓTIMOS fotógrafos por ai. Coloquei esses ai de cima, porque foram os que me chamaram a atenção na apresentação que o professor pediu. Fiz questão de anotar o nome deles pra procurar depois. E pra postar aqui, é claro. 
Dia 19 de agosto foi Dia Mundial da Fotografia. Estamos comemorando um pouquinho atrasadas, mas estamos… Hoje, 31 de agosto, é Dia Mundial dos Blogs. Então, primeiro, parabéns para nós, blogueiras e pra vocês, leitores, que nos aguentam né?
Mas para comemorar as duas datas como se deve, que tal dar uma pesquisada em blogs de fotografia? Ou no próprio Flickr? Garanto que você vai achar coisas lindas por ai. E vai se viciar nelas. 
Pra começar, visite o Blog da Foto, que tem fotos, fotógrafos, dicas… muito legal mesmo.
E ai, já decidiu seu fotógrafo preferido?
Beijos,
Nathália Campos

2 comentários:

  1. Vi seu blog no Orkut. Já me apaixonei, pq eu amo fotografia. Jornaslista não sou. Até pensei em ser. Enfim...fotógrafos de nome eu nao conheço, mas que eu fuço fotografias e elas me chamam atenção isso é bem verdade. Sou muito fã da Madonna, atravéz dela, pesquisando suas fotos, onde já tive mais de 3.000 boas fotos dela em meus arquivos, pude conhecer um fotografo de moda, Steven Klein. Esse é um dos bons na minha humilde opinião.

    Parabéns pelo blog.

    http://precisomeexpressar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Adoro fotografia. Vi seu blog, no blog da Rebeca.
    Sou formado em administracao e se conseguise tirar fotos, ja teria feito um curso...desde quando sofri o acidente, sempre pensei nisso.
    Parabens!

    ResponderExcluir