terça-feira, 31 de agosto de 2010

Sexo seguro sempre


por Olívia Pilar
Você já ouviu falar de Skins? Não? Comece a baixar agora mesmo. É uma série focada em adolescentes ingleses que vivem basicamente de três coisas: drogas, festas e sexo. Ficou com inveja? Pois é, a vida deles parecer ser bem divertida, mas possui perigos. O post de hoje é feito sob encomenda para que você não caia naquela de que sexo sem camisinha é melhor. Sexo é bom? Sim, mas quando feito com cuidado. Não fique paranóica achando que pode engravidar a qualquer momento ou pegar uma doença, assim você não vai fazer sexo nunca. Só não se esqueça que não se proteger é o mesmo que dizer ‘oi, tenho 16 anos e quero ser mãe’. E nós, do Deu a Louca, não queremos que ninguém engravide antes dos 18 anos (como Jal, personagem de Skins), certo? Depois disso você está por conta própria e pode fazer o que bem entender da vida.
Eu fiz uma lista com os melhores métodos contraceptivos existentes. Deixando claro que ninguém aqui quer que você não faça sexo, nós aprovamos sexo. Sexo é bom para a aparência, para humor, para a cabeça. Só queremos que você tome os cuidados certos para que sexo não deixe de ser diversão para virar preocupação (repeti sexo milhões de vezes, eu sei!).
1) Preservativo Masculino (vulgo, camisinha)
- Vantagens: vende basicamente em qualquer lugar (no carnaval você ganha milhões), não precisa de receita médica e é o único que previne de DST (Doenças sexualmente transmissíveis)
- Desvantagens: de vez em quando você pode dar o azar dela furar ou ser colocada de um jeito errado
2) Pílula Anticoncepcional
- Vantagens: Ajuda a regular o ciclo menstrual, a efetividade é incrível (entre 0,3 e 1,25 usuárias a cada 100 ficam grávidas), melhora a acne (sim *—-*)
- Desvantagens: é MUITO fácil de esquecer, pode causar aumento de peso em algumas meninas ou alteração de humor.
Procure sempre uma ginecologista antes de começar a tomar, ok?
3) Injeção Trimestral
- Vantagens: você não vai esquecer, eficácia contraceptiva de 3 meses
- Desvantagens: seu ciclo menstrual pode ficar irregular
Não inclui a pílula do dia seguinte na lista porque ela só deve ser tomada em caso de emergência (quando a camisinha romper, você esquecer de tomar a pílula. Enfim.). Você pode até achar bonitinho histórias como a de Juno (a personagem principal engravida e no final fica tudo bem), mas sinceramente na vida real a coisa é completamente diferente. Não dê a louca, ok? Se cuide. Seja feliz. Faça sexo seguro! Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário