quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Uma outra dimensão!


Por Lídia Lima


Avatar, Eclipse, Toy Story, Alice no País das Maravilhas, Shrek Para Sempre…além desses filmes, vários outros entraram na onda do 3D. Esse tipo de filme, no qual as imagens são codificadas de forma a dar ao espectador a ilusão de uma terceira dimensão espacial trazem mais emoção à trama contada ao espectador.

Para espanto geral, a tecnologia foi criada no século XIX e teve sua explosão em 1950. As atualizações aconteceram às escuras, e o cinema 3D ficou esquecido.A não ser por alguns filmes produzidos nos anos 90, quase não se ouvia mais falar nesta tecnologia.

O truque usado pela maioria dos sistemas é o seguinte: são utilizados dois retro- projetores na exibição do filme, e estes, aliados à polarização das lentes dos óculos 3-D, (cada lente dos óculos é polarizada de forma diferente), possibilita, assim, a projeção em terceira dimensão.

Para quem usa óculos o tempo todo, vai ter que usá-los por baixo dos óculos 3D.Ok, é estranho, mas se você não fizer isto, nada de 3D!

Agora, com as salas IMAX, que têm a capacidade de mostrar imagens muito maiores em tamanho e resolução do que os sistemas convencionais de exibição de filmes, o 3D promete fazer você sair do sofá e largar o DVD-que-reproduz-cópias-piratas para sentir a emoção diferente conferida por essa outra dimensão!

“Shrek para sempre”, sucesso em 3D

Nenhum comentário:

Postar um comentário