quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Verdade ou mito?


Por Nathália Rosa!

Todas nós já ouvimos falar que refrigerante estraga os dentes, que maça substitui a escovação, ou até mesmo que celular pode causar câncer.. Não é verdade?

Pensando nisso, foi feita uma pesquisa para revelar o que é verdade e o que é mito nisso tudo. Então vamos a elas!

  • Falar muito ao celular pode causar tumor cerebral: MITO!

Segundo o médico Lan Olver, presidente do Câncer Council, na Austrália, ainda não há comprovação de que o uso do aparelho por mais de dez anos pode levar à doença no cérebro.

  • Fazer as unhas na manicure facilita a pegar hepatite: DEPENDE!

É perigoso se os materiais não são esterilizados adequadamente. Eles precisam ficar mais de duas horas a uma temperatura de aproximadamente 160 graus, para destruir o vírus da HIV e da hepatite. O perigo maior dessa contaminação ocorrer é na hora da retirada da cutícula.

  • Segurar o xixi pode causar infecções: VERDADE!

“Isso porque a urina frequentemente promove a eliminação de bactérias que podem estar se multiplicando”, explica o ginecologista Marco Antônio Lenci. Como a ureta da mulher é curta e fica perto da vagina e do ânus, a contaminação e a proliferação de bactérias dentro dela e da bexiga fica mais fácil de acontecer.

  • Absorvente interno protege por mais tempo: MITO!

O uso prolongado de um absorvente interno aumenta o risco de você desenvolver a síndrome do choque tóxico, doença infecciosa, rara e grave. “Ela é um conjunto de sintomas causados pela presença e absorção de toxinas produzidas por uma bactéria”, explica o dr. Lenci. O certo é trocá-lo a cada quatro horas. E, para dormir, apenas com o absorvente tradicional.

  • Refrigerante estraga os dentes: VERDADE!

O pH de refrigerantes e isotônicos, em geral, é ácido. Em excesso, podem provocar o envelhecimento dentário por meio de eroção. Ou seja, da dissolução gradual do esmalte. “Além de gerar sensibilidade, isso facilita fraturas, já que o dente fica mais fino e sem proteção” , explica o cirurgião-dentista Lauro Delgado Júnior. E não adianta trocar o refri pelo suco pronto (inclusive os de caixinha), porque ele causa o mesmo dano.

  • Anti-inflamatório é melhor que analgésico para cólica menstrual: VERDADE!

Esse tipo de medicamento reduz a produção e a liberação de várias substâncias, como as prostaglandinas. Elas são responsáveis pela contração uterina, que leva a cólica. “É interessante começas a tomar o anti-inflamatório um ou dois dias antes da menstruação e seguir até o fim”, ensina o dr. Lenci.

  • Maça substitui a escovação: MITO!

Mastigar a fruta, assim como cenoura e chiclete sem açúcar, ajuda a adiar a escovação. O atrito com alimentos mais duros remove superficialmente os resíduos. Já o chiclete, embora não limpe entre os dentes, ajuda na higiene de forma geral. O que não faz com a escovação seja menos importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário